sábado, 24 de maio de 2008

Romanos 1.16-17

Três Aspectos da Salvação
Por José Geraldo Magalhães Júnior

INTRODUÇÃO:
Texto: Romanos 1.16-17
Assunto: Salvação
Tema: Os três aspectos da Salvação
Exórdio: Algumas pessoas afirmam que a Salvação é pelas obras, outras pela fé, ainda há aqueles(as) que afirmam: “uma vez salvo, sempre salvo?” Quem está correto? Vivemos em um mundo onde o tema da religião está em evidência. As pessoas estão em busca da salvação! Diante dessa realidade, o que sabemos sobre a salvação?
Explicação:
A carta aos Romanos[1] juntamente com Gálatas e I Coríntios, são consideradas cartas doutrinárias. Em Romanos o que está em questão é a Lei e a Graça. A partir do cap. 1.7 a lei é boa, mas quando não dá para seguir ela serve para acusar. Sendo assim, o judeu e o gentio não têm salvação porque não seguem a lei. No cap. 7.24 Paulo chega à seguinte conclusão: “Infeliz de mim, quem me livrará desse corpo de morte?” Do cap. 1 ao 7 a carta fala da vida sob a lei que tem um resultado de morte; em contrapartida, do cap. 9 ao 15 relata a vida sob a graça de Deus. Ao longo da carta a palavra Pneuma[2], Espírito aparece 34 vezes, sendo 20 somente no capítulo 8. Ou seja, o tema central da carta está no capítulo 8. A transição da vida da lei para a graça se dá através do Espírito. Para Paulo a Salvação é pela fé. Quem proporciona a mudança de mente é o Espírito. Quando Paulo diz no cap. 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos...” no grego o verbo exortar, parakaléu[3] quer dizer: prestem atenção!(v.1) Não sejais amoldados (v.2), mas transformados. Em outras palavras, peço que vocês não entrem no esquema atual (o da lei), mas pratiquem o latréia logikós[4], o culto racional ou espiritual. Não adianta cumprir uma série de “regrinhas”, por exemplo, ir à igreja, cantar, bater palmas para obter a salvação.
Proposição:
Assim, de acordo com a carta aos Romanos, podemos aprender três aspectos sobre a Salvação.
Palavra chave:
aspectos – Interrogantes: Quais?
DESENVOLVIMENTO:
Transição:
O primeiro aspecto da Salvação é a...
I- Salvação (versus experiência pessoal):
a. Passado: A palavra Salvação, no grego soteria[5] significa livramento, chegar à meta final com livramento, proteger de dano. O aspecto passado inclui a experiência pessoal, mediante a qual, nós cristãos recebemos o perdão dos pecados, ou seja, recebemos de Deus um livramento. Com isso, passamos da morte espiritual, como afirmou Paulo (7.24) e passamos para a vida espiritual (I Jo 3.14), do poder do pecado para o poder do Senhor. A experiência passada de soteria, de livramento nos leva a um novo relacionamento pessoal com Deus (I Jo 1.12) e nos livra da condenação do pecado, pois a “Salvação é para todo aquele que crê” (1.16).
b. Presente:
Todos nós provavelmente já ouvimos falar em duas frases: “a salvação é individual!” ou “todos os caminhos nos levam a Deus!” O mais importante que conceitos sobre a salvação, é saber viver um relacionamento diário com Deus como nosso Pai, e com Jesus Cristo como nosso Salvador.
c. Futuro:
A soteria de Deus abrange o livramento da ira vindoura (5.9); nossa participação da glória divina (8.29) e nosso recebimento de um corpo ressurreto. Esse é o ponto central que todos os(as) cristãos(ãs) esforçam para alcançar.
Transição: Além da salvação existe um segundo aspecto que é o da...
II- Redenção (versus resgate pessoal):
a. Passado: O significado original de “redenção” é apolutrosis[6], resgatar mediante um preço. No AT o grande evento redentor foi o resgate de Israel em Ex 6.7. A expressão apolutrosis denota o meio pela qual a salvação é obtida: Pagamento de um resgate. O cap. 3.10-18 mostra que o ser humano está alienado a Deus, por isso precisa ser redimido mediante um resgate, pois o ser humano está escravizado pelo pecado (6.6, 7.14) e necessitando do livramento da culpa, da condenação e do poder do pecado (1.18; 6.1-18, 23).
b. Presente:
Quando passamos uma nota promissória para alguém, para resgatá-la é preciso fazer o pagamento da dívida. Creio que temos uma dívida com Deus e para pagá-la é preciso entregar nossa vida a Jesus.
c. Futuro:
Uma pessoa redimida pelo sangue de Jesus, não carrega o fardo do salário do pecado que é a morte, mas a vida em abundância em Cristo.
Transição: No entanto, além da salvação e redenção, é preciso o terceiro aspecto que é a...
III- Justificação (versus endireitar):
a. Passado: A palavra justificar, no grego dikaioo[7], significa ser “justo diante de Deus” (2.13), “tornado justo” (5.18-19), “estabelecer como certo”. Foi através do Evangelho que Paulo descobriu a justiça de Deus (1.17). Uma vez a pessoa justificada ela tem seus pecados perdoados. Para o apóstolo Paulo foram reveladas várias verdades a respeito da justificação e como ela é efetuada, por exemplo, a justificação diante de Deus é uma dádiva (3.24), e “todos carecem da glória de Deus” (3.23).
b. Presente:
Tem um ditado popular que diz: “pau que nasce torto morre torto!” Isso é uma inverdade, porque a pessoa uma vez salva, redimida e justificada por Deus, tem sua vida transformada em atitudes de acordo com as vontades de Deus.
c. Futuro:
Uma pessoa justificada por Deus seria então, aquela que é “crucificada” com Ele, ou seja, passa a viver uma experiência de justificação vivendo para Deus (2.19-21). A obra justificadora e transformadora de Cristo em nós, mediante a transição da lei, através do Espírito para a Graça, não se separa da salvação e redenção de Jesus.
Transição: Concluindo
PERORAÇÃO:
O nosso texto base não pode ser entendido como versículos isolados da palavra de Deus, mas é preciso analisar o contexto da Carta aos Romanos. Uma vez que Paulo não se envergonhava do Evangelho, porque para ele era o poder de Deus (v. 16). Ele vivenciou na comunidade de Roma o tema da lei e da graça de Deus, que somente chega-se aos três aspectos da salvação, redenção e justificação, através do Pneuma que é tratado no cap. 8 enfaticamente. Ou seja, a graça de Deus chega até nós, porque o Espírito, a Ruah de Deus é quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo. Amém!
[1] Este sermão também foi baseado nas aulas do professor Paulo Garcia sobre Novo Testamento na Univercidade Metodista de São Paulo.
[2] Novo Testamento interlinear grego-português. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004. 992 p.
[3] Id.
[4] Id. Ibd.
[5] Id. Ibd.
[6] Id.Ibd.
[7] Id. Ibd.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template