sexta-feira, 23 de maio de 2008

Meio Ambiente

O Aquecimento Global e suas Conseqüências

Por José Geraldo Magalhães Júnior


Quando vejo as geleiras dos grandes oceanos se desfazendo, percebo que o mundo está chorando devido as ações do homem. O que mais se tem falado por aí é sobre o Aquecimento Global, que pode ter um caráter reversível ou não. Portanto, é necessário tomar providências cabíveis para diminuir as emissões de gases na atmosfera que provocam esse aquecimento. O desmatamento ilegal nos países subdesenvolvidos são os grandes responsáveis por esse aquecimento global com cerca de 25%. No entanto, a maior fonte é a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, principalmente nos países desenvolvidos. A poluição do ar é caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar.

O ar é uma mistura de gases. A atmosfera que é uma camada que envolve o planeta, é constituída de vários gases. Os principais são o Nitrogênio (N2) 78% e o Oxigênio (O2) 21 % que juntos, compõem cerca de 99% da atmosfera. Outros gases completam atmosfera, dentre eles os gases do efeito estufa[1]. Com o aumento dos gases do efeito estufa provocados pelo homem, através de queimadas, resíduos tóxicos entre outros, isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida. Esse aumento de calor no planeta pode gerar conseqüências graves para a vida na Terra como: aumento do nível do mar, vazão reduzida em rios durante o verão, extinção de espécies e, sobre tudo, os ecossistemas e a biodiversidade do mundo inteiro. A grande preocupação é o nível dos mares que estão aumentando a cada década em 0.01 a 0.025 metros. Nessa estatística algumas ilhas e países no Oceano Pacífico podem ficar submersas no futuro. Se não tomar uma atitude emergencial, as emissões de gases de efeito estufa aumentarão de 37% até 2030 e, em 2050 até 52%.

Segundo o estudioso da área ambiental, José Goldemberg, em S.O.S Planeta Terra,[2] gases como o Dióxido de carbono (CO2) têm uma taxa de crescimento de 0,5% ao ano, isso contribui com 55% ao efeito estufa. Outros gases como o Metano (CH4), Clorofluorcarbonos (CFC13 CF2c12) e o Oxigênio de nitrogênio (N2O) também contribuem fortemente para o efeito estufa nas seguintes proporções de 15%, 20% e 10% respectivamente.

Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas e as queimadas, estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais a saúde. As fábricas de cimento, indústrias químicas, refinarias e as siderúrgicas são as responsáveis pelos gases poluentes. Todos esses poluentes são resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera.
Recentemente o teólogo Leonardo Bof cedeu uma entrevista à ADITAL – Agência de Notícias da América Latina e Caribe[3], dizendo que se existe um desafio essencial do ser humano na atual etapa histórica, é salvar a "casa comum", quer dizer a terra. Isso significa liberar o homem da sua alta destruição. Isso comprova que se o ser humano não tomar as medidas cabíveis em relação ao meio ambiente, as gerações futuras estarão comprometidas.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global acessado em 16 mar 2008.
[2] GOLDEMBERG, José. S.O.S Planeta Terra: O efeito estufa. Editora Brasiliense, 1990.
[3] http://www.adital.org.br acessado em 16 mar 2008.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template