segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Voz de Deus


INTRODUÇÃO:
Título: Depois da tempestade vem a bonança;
Texto: Salmo 29;
Assunto: A Voz de Deus;
Tema: Tempestade

Há onze anos um pastor metodista em Jacarezinho, Rio de Janeiro, estava em uma vigília de oração em sua comunidade e, segundo ele, por volta das 23h30 enquanto o Ministério de Louvor conduzia à igreja em adoração, um irmão de sua comunidade disse ao pastor que uma pessoa ira ser assassinada a poucos metros dali. Mais que depressa o pastor saiu entre becos e vielas para falar com o traficante e impedir a morte daquele rapaz que estava envolvido no mundo do tráfico. Vocês Devem ter lido esse testemunho que foi publicado no Jornal Expositor de janeiro de 2009, mas o que me chama atenção é como aquele pastor ouviu a voz de Deus em um momento tão precioso na vida daquele jovem.
Aliás o Salmo 29 está relacionado com a voz de Deus. Esta voz esteve sempre presente na vida do ser humano. Podemos exemplificar melhor se recordarmos o texto da Criação: "Disse Deus: Haja luz" (Gn 1,3); "Haja firmamento" (v.6); "ajuntem-se as águas debaixo dos céus em um só lugar ..." e , após o homem Criar, Adão (Adam humanidade) experimentou a voz de Deus bem de perto quando o Senhor disse: "Onde estás?" (Gn 3.9c).
Elias também ouviu a voz de Deus de uma maneira bem suave... Por outro lado, o NT relata que Saulo teve que ouvir: Saulo? Por que me persegues?
Esta porção descritiva do Salmo 29, principalmente os versículos 3-9 relata uma tempestade vinda das águas do mar ocidental que atravessou colinas cobertas de florestas do norte da Palestina, chegou aos lugares áridos de Cades nas fronteiras de Edom। Esse fenômeno é apresentado como uma sinfonia de louvor ao Criador e não como uma demonstração de poder natural.

Este Salmo pode ser melhor interpretado se for dividido em três etapas, ou seja:
O antes da tempestade (v. 3-4),
O durante uma tempestade (v.5-7) e,
O Depois da tempestade (v. 8-9).
Nesse episódio narrado pelo salmista, mituram-se a força ea Glória do Senhor representados pelos filhos de Deus (v. 1-2) que se prostram em adoração ao Criador. Os VV. 1 e 2 dizem: 1 Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e força. 2 Tributai ao Senhor a glória DEVIDA ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade.

De acordo com o Salmo 29 A Voz de Deus é representada em forma de uma tempestade, assim, três desafios podemos aprender neste Salmo.

DESENVOLVIMENTO:


O primeiro desafio é ...
I-Ouvir a voz de Deus antes da tempestade (3-4)
a. O v. 3 Onde se lê: "Ouve-se a voz do Senhor ..." A palavra em hebraico tem voz QV קל o significado de: um som, ruído ou chamar em voz alta. Esses expressam significados como o salmista quis enfatizar a voz de Deus. Essa Aproximação da tempestade relatada nos VV. 3 e 4 é apresentada repetidas vezes pela palavra QV (voz) aparece que no texto sete vezes.
b. Nós sabemos os estragos que uma tempestade é Capaz de Fazer. Presenciamos isso No final do ano, onde SC, MG e RJ vivenciaram situações de verdadeiras tempestades. Muitas pessoas lutam para reconstruir suas vidas! Mas ea tempestade que não vem Através de Água, TROVOADAS e Relâmpagos? Refiro-me aos problemas que enfrentamos como irmãos (as), como igreja, instituição, famílias? Como Atravessamos essa tempestade? Através da oração, ou seja, fazer ouvir e falar com Deus.

Transição: Além de ouvir a voz de Deus antes da tempestade é preciso um segundo desafio que é ...
II-Ouvir a voz de Deus durante uma tempestade (VV 5-7)
a. A poderosa palavra não v। 4 expressa uma nova fase, ou seja, chegou uma tempestade! Isso é no Expresso v. 5 e 6 lemos que. Neste momento galhos de grandes árvores são sacudidos e despedaçados por ventos que deixam os troncos esqueléticos, pelo menos é o que nos dar a entender não v. 6: 6 Ele os faz saltar como um bezerro, o Líbano eo Siriom, como bois selvagens.

As vezes Deus se cala em plena tempestade। Quando o povo de Israel esteve exilado Ele se calou por 70 anos. O profeta Jeremias chegou profetizar por 23 e nada mudava, mesmo sendo chamado para arrancar, derribar, plantar e destruir. Davi chegou a fazer cinco perguntas a Deus no Salmo 13: Até quando, senhor? Ocultarás de sempre para mim? Até quando meus inimigos se levantarão contra mim? (...)

b. Quando estamos diante de um tempestade normalmente nos refugiamos até a chuva passar, correto? Mas, às vezes não dá para esconder e é preciso enfrentá-la. Para que isso venha ocorrer é preciso de oração para que possamos sair ilesos. É Através da oração e da Palavra que é a voz de Deus que conseguimos ouvir Deus falar conosco.
Transição: No entanto, além de ouvir a voz de Deus antes e durante uma tempestade, é preciso um terceiro desafio que é ...
III-Ouvir a voz de Deus depois da tempestade (v 8-9)
a. De acordo com os VV। 8-9 uma tempestade chegou ao fim! Pelo menos entendo que no deserto não chove, certo? Neste momento o deserto que está distante e que é abalado, como DRAM assustadas corcas CRIA prematuramente ea chuva bosques desnudou os (v.9). Com tantas árvores arrancadas uma impressão que nos dá é de perplexidade. Porém, os filhos de Deus, não relatados v. 1 do Seu dizem Templo "Glória porque" a Voz de Deus fez tudo isso.

b. Esses três desafios de ouvir antes, durante e depois da tempestade, refletem nenhuma imagem um salmo de Força e Glória, de enxurradas alimentadas pela chuva, de floresta destruída sem folhas e galhos que são sacudidos pelo vento forte a ponto do salmista compará-los aos bezerros saltitantes.

Transição: Concluindo ... O salmista termina enfatizando a. ..
Conclusão:Bonança de Deus após uma tempestade (v.11)

No final daquele testemunho do pastor de Jacarezinho, que ele diz como pessoas perguntaram se ele não teve medo. Ele disse que sim, mas ao mesmo tempo foi tomado pela presença de Deus que o levou a falar com os traficantes.

O salmista conclui dizendo que o Senhor dá força ao seu povo e os abençoa com paz। A primeira palavra do Salmo Tributai, que também pode ser traduzida por daí, e conclama à adoração, a Paz última, indica a vontade de Deus em nos abençoar.

As vezes esperamos Deus falar conosco de uma forma estrondosa, mas Deus pode nos revelar como fez com Elias, ou se calar como fez aos profetas, a Davi ...
Esse três desafios de ouvir Deus antes, durante e depois da tempestade, nos levam um dar glórias a Deus, mesmo quando pensamos não ter saída para uma tempestade, ou quando Deus se cala diante das dificuldades enfrentadas como Igreja, Instituição ou nossa vida particular.
Que Deus nos ajude!
José Geraldo Magalhães Júnior
PR. Jardim Ipê, a SBC

Para ver a matéria publicada no jornal clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template