quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Marcos 1. 14-31


INTRODUÇÃO:
Título: Convocados para servir em espaços público, particular e religioso;
Texto: Marcos 1. 14-31;
Assunto: Portas abertas para servir a Deus; Tema: Convocação;
Exórdio: Em março de 1997, época de minha conversão, quando ainda era tudo muito novo - questionamentos pois o novo convertido é cheio de dúvidas, problemas muitas vezes -, que tive um sonho, para minha experiência de novo convertido (dois meses), achei Um pouco estranho. No entanto, hoje, 11 anos depois, eu compreendo melhor esse sonho de Deus, e quero compartilha-lo com vocês nesta noite.
Fui convidado por um grupo de irmãos da Igreja Metodista, que estava frequentando em Juiz de Fora, para uma reunião de oração e depois uma pescaria. Como gosto de pescar, aceitei o convite! No sonho, eu estava numa roda de oração de mãos dadas, e depois saímos para o momento da pesca.
Aconteceu que estávamos numa ponte alta e meus colegas pescavam traíras, carás, lambaris, bocarras ... e outros peixes de água doce. Mas nem beliscava meu anzol ... Até que senti um forte puxão e pedi ajuda aos irmãos e ao puxar, começou a sair pessoas de dentro do rio, ou seja, eu estava pescando gente.
Confesso que acordei um pouco assustado, porque não entendi nada! Até o pastor me explicar que o tempo para minha vida tinha se cumprido ali e que o Reino de Deus tinha chegado em minha vida. A partir dali, o tempo era de uma proclamar sua Palavra. Não pensem que isso é história de pescador!

Explicação: Segundo o evangelista Marcos O Ministério de Jesus começou depois de João ter Sido preso v।14, daí por diante Jesus passa a proclamar que o tempo estava cumprido eo Reino de Deus estava próximo v.15. Esse texto que lemos, aliás até o v. 39, é o Princípio unificador da Proclamação do Evangelho. O termo usado "Evangelho" no v.14 está ligado ao termo pregar, proclamar.

O espaço físico onde acontece a pregação do Evangelho de Jesus é a Galiléia. Se observarmos com atenção o capítulo 1, Deus se coloca em ação por meio de Jesus, pois o Seu poder é manifesto na Sinagoga v.21, depois foi curar a sogra de André e Pedro na casa de Pedro e v.29, fez outras curas à porta da casa v.32. Em outras palavras Jesus manifesta seu poder não religioso Âmbito (Sinagoga, igreja), nomeadamente em lugar (na casa de Simão Pedro e André) e, em lugar público (à porta, na rua, na praia). Deus não escolhe um local padrão para uma manifestação de seu poder.

Propoição: Assim, seguindo o exemplo de Jesus relatado nenhum Evangelho de Marcos, temos três portas abertas para servir a Jesus.

DESENVOLVIMENTO:
Transição:
A primeira porta para Tornar o Nome de Jesus conhecido é ...
I-... um porta Pública (ler versículos 14-17)
a. Passado: Estes versículos nos mostram como Jesus Desenvolveu seu ministério nesse espaço público ()। Jesus foi para um Galiléia "pregando o evangelho" e, junto ao mar, na praia, que ele escolheu seus discípulos. Portanto, Jesus não escolhe o local para agir, mas é importante estar atento à voz de Deus. Foi o que aconteceu com os discípulos dois! Os dois irmãos citados, Simão e André, já estiveram com Jesus antes, pelo menos é o que encontramos em Jo 1,40-42, quando afirma Simão: "Achamos o Messias!" E Jesus responde: "Tu não mais serás chamado Simão, mas Cefas, que quer dizer Pedro ".

O verbo "ver" no versículo 16 e 19 no grego ειδω Eido ou οιδα está na voz ativa, ou seja, Jesus é o agente da ação। Um dos significados desse verbo é: descobrir. Em outras palavras, Jesus descobriu ali, na Beira-Mar, alguns discípulos para segui-lo e dar continuidade à sua missão. Jesus, então, convoca e Simão e André, mais adiante, v.19, ele chama Tiago e João seu irmão. Interessante, porque o texto relata que havia mais pessoas sem barco, ou seja, Zebedeu (pai de Tiago) e os empregados. Porém, Jesus descobriu essas quatro pessoas Serem seus discípulos para que largaram, Imediatamente tudo para segui-lo.

O versículo 20 diz que: "Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu os empregados com, Seguiram após Jesus"। O verbo deixar no grego αφιημι aphiemi, tem o significado de ser enviado para outro lugar. Ou seja, os discípulos Deixaram tudo para outra localidade Serem Enviados para outro espaço físico,. Assim, o ministério de Jesus acontece na Galiléia, no meio do povo, no cotidiano das pessoas (Conf. vv32-39 curas muitas outras, pois "toda cidade se reuniu à porta").

b. Presente: Precisamos ouvir a voz de Deus e ser agentes da ação como foi Jesus, ou seja, assim como Jesus viu, descobriu os discípulos, como e pessoas PRECISAM ver descoबी. RIR em nós, em que somosbaixadores em nome de Cristo (cf. Ef.6.20). Jesus chama e nos convoca para fazer a sua missao ainda mais. Paulo vai dizer que Ele chama uns para profetas, outros evangelistas, outros para ensinar ... Mas, cada um para um ministério específico. O que importa é que um não é melhor que outro, todos são importantes e iguais Perante Deus.
Não podemos trazer conosco as redes, ou melhor, se elas vierem PRECISAM estar limpas e preparadas para pescar gentes, salvar vidas. Chamados Somos (as) para Exercer um ministério nessa igreja nos espaços públicos, fora dos limites do templo, portanto, ouçamos a voz de Deus!

c. Futuro: Este ano de 2009, será um ano de aprendizado e crescimento, sobretudo, de dedicação e esforço para Cumprir cabalmente nosso ministério aqui. Lugar Qualquer Só que em e espaço, não se trabalha sozinho. Jesus poderia ter feito tudo sozinho, mas preferiu doze treinar e multiplicar chegar até nós uma.

Transição: Além da porta pública também podemos servi-lo na porta ...
II-... religiosa (ler v. 21)
a. Passado: O ministério de Jesus é Baseado ensino não, na Proclamação, anúncio da Palavra de Deus. Jesus, após chamar os discípulos, entra na vida religiosa do povo, ou seja, que diz o v.21 "Depois: e entraram em Cafarnaum, logo sábado não, foi ele ensinar na Sinagoga". O verbo ensinar, ou διδασκω didasko não grego, tem o significado de: conversar com outros a fim de instrui-los, pronunciar discurso didático; ser um professor.[1] Em outras palavras, Jesus foi um Mestre de seu tempo, a tal ponto de ser Reconhecido quando entrou na sinagoga, pois ele "Autoridade COM ensinava e não como os escribas" (v. 22). Os (Mt 54-58; Mc 6,1-6, Lc 4,16-30 relatam) evangelhos como ele foi Reconhecido: "De onde lhe vem tanta sabedoria? Não é este o filho do carpinteiro? ", Embora, registra Marcos Jesus na Sinagoga somente três vezes. A terceira vez lá (Mc 6,2) e foi em Nazaré, Ele é rejeitado pelos seus conterrâneos.
Seja em espaço público ou religioso, uma missão é proclamar! Fazer o Nome de Jesus conhecido! A intenção não é enfatizar o homem de espírito imundo (v.23 bradou) que: "Que temos nós contigo Jesus Nazareno?", Muito menos os demônios que o texto menciona, mas a Autoridade de ensinar em Jesus e expulsar os demônios no espaço religioso. Assim, conforme o versículo 28: "correu célebre uma fama de Jesus em todas as direções, por toda uma circunvizinhança da Galiléia".

b. Presente: Irmãos (as)! O que temos feito para que o nome de Jesus seja Reconhecido na sociedade? Reconhecido Digo porque acredito que todos conhecem esse nome: Jesus! No entanto, Reconhecem não como o Salvador de suas vidas. Temos um critério seguro para atualizarmos e uma palavra de Deus, nosso ponto de partida é o v. 15: "O Reino de Deus está próximo". Esse reino se manifesta por toda parte um: em público - na esfera da sociedade profana - na vida religiosa. A intenção de Deus se verifica por todos os setores da vida e, uma testemunha nós cabe-la pela palavra. Anunciar o Evangelho é mostrar como Deus liberta do mal os homens de hoje.

c. Futuro: Que no decorrer deste ano, possa acontecer o ensino, a Proclamação eo anúncio do Reino de Deus aqui neste bairro e nesta Igreja, ou seja, neste espaço religioso de fé, de experiências e comunhão com Deus.

Transição: Por último, além da porta pública e religiosa, podemos servir um Jesus em uma ...
III-... porta especial (vers ler. 29-31)
a. Passado: Ao sair da porta religiosa, da Sinagoga, Jesus e os quatro discípulos se dirigem para a casa de Simão, pois a sogra dele estava com febre (v. 29). Para os antigos, era uma febre de origem demoníaca[2]. Mas é na porta especial que Jesus estendeu a mão para uma sogra de Simão, logo que se levantou e passou a servi-lo. Marcos aproveita o episódio narra e outras curas, pois as pessoas se aglomeravam a porta da casa de Simão (v.32-34).

b. Presente: É preciso ajudar as pessoas se levantarem de suas quedas, de seus traumas. Às vezes é mais fácil não agir com particular como pessoas, não "tet a tet", no discipulado. Falar do amor de Deus a uma pessoa em particular, pode ser mais fácil que convidá-la para vir a Igreja, no espaço religioso.

c. Futuro: Este ano teremos muitos desafios sobretudo, servir a Jesus nestes espaços: uma porta pública, religiosa e particular.

Transição: Concluindo ...
Há 11, anos Deus me deu um um sonho de ser pescador de gente. Esse sonho vem sendo concretizado cada dia na minha vida. Aqui, em Jardim Ipê, será mais uma parte desse sonho que é realizado. Você, meu irmão (ã), tem um chamado específico para servir a Deus, não seja ministério do ensino, palavra, profecia, música, liturgia, Evangelização, ornamentação, Visitação, pastoral, crianças ... São tantos ministérios, mas o Espírito é o mesmo. E portanto: ouça a voz de Deus responda à sua convocação; Deus chama você para atuar e proclamar pública em portas, e religiosa particular para que o nome de Jesus se torne reconhecido. Que Deus nos ajude nesta difícil Missão!
José Geraldo Magalhães Júnior (Pr. em Jardim Ipê, SBC)

DEDICAÇÃO: HE 408 Proclamai como Boas Novas (Momento de oração para não altar Aqueles que querem atuar nos espaços: público, religioso e particular para fazer o nome do senhor conhecido).
[1]Strong, James; Sociedade Bíblica do Brasil: Léxico Hebraico, Aramaico e Grego De Forte. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002, 2005, S. H8679
[2] BALANCIN, Euclides Martins. Série "Como Ler a Bíblia?" Ed. Paulus, 4 ª Edição, 1991.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template