quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Revestir de amor Cl 3.12-17


Sermão pregado em 15/02/2008 em Jardim Ipê São Bernardo do Campo - SP
INTRODUÇÃO:
Título:
Revestindo amor em
Texto: Cl 3. 12-17

Exórdio:
Quando Paulo (ou um discípulo dele) escreve aos Colossenses ele estava preso. Essa carta é bastante parecida com uma Epístola aos Efésios portanto, para Paulo, os cristãos Deveriam abraçar vários fundamentos da fé cristã. O objetivo da Carta aos Colossenses era refutar, Combater certa heresia que estava se infiltrando na igreja (2,8). Ou seja, alguns falsos mestres Estavam tentando fazer aparecer seus nomes na igreja, Através dos ensinamentos de doutrinas diferentes, num misto de crenças judaicas e gregas. Isso estava confundindo as pessoas daquela comunidade. Paulo se preocupa em resgatar os valores morais, éticos e da comunidade, principalmente, Através do testemunho dos membros fazer o Nome de Jesus conhecido.
Ele começa seu discurso com coragem e ousadia. Ele não se intimida de ter que chamar atenção de alguém com mais aspereza. Seu amor não o Levava uma agradar como pessoas, mas cuidar do rebanho de Deus.


Paulo no cap. 3,1 vai dizer: "pois Buscais, como lá coisas do alto, onde Cristo vive (...) pensai nas coisas do alto, não nas que são aqui da terra (...)" Paulo orienta uma comunidade de Colossos como buscar um Coisas de Deus, a pensar nas coisas de Deus e, morrer de fazer uma natureza terrena: prostituição, impureza, Lascívia, idolatria, desejo maligno Avareza, que é idolatria, por essas coisas que vem a ira de Deus.

Proposição: De acordo com os ensinamentos de Paulo, destaco três virtudes que precisamos guardar na caminhada cristã.

Palavra chave: Virtudes -- Interrogantes: Quais?

DESENVOLVIMENTO:
Transição: O primeira virtude é ...
I-Revestir (v.12).
Paulo diz no verso 12: revesti-vos, pois, como Eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de Mansidão, de longanimidade.
Revestir nada mais é que vestir-se de novo! Quando somos revestidos como Eleitos de Deus, somos Cobertos de misericórdia, de bondade, longanimidade, de Mansidão porque somos cheios da presença de Deus! É o Espírito Santo de Deus que habita em nós e, isso faz com que sejamos revestidos como Eleitos, escolhidos / as de Deus.

Transição: a segunda virtude que destaco é no texto ...
II-Suportar (Ler v.13)
Suportar ανεχομαι quer dizer anechomai: portanto, sustentar carregar, afirma Paulo: sustente uns aos outros. Perdoai-vos aos outros uns, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.

Transição: Por último, é uma virtude a Terceira ...
III-O amor (Ler v. 14)
Paulo não teve medo de recomendar essas virtudes à Igreja de Colossos, porque ele amava aquela comunidade. Mesmo ao constatar não ver. 3 vícios que os Deveriam ser abandonados. A natureza terrena, uma impureza ... insiste ele: Revesti-vos como Eleitos de Deus ... Suportai-vos aos outros uns ...

Mas, Paulo vai dizer: Porém, acima de tudo isso, Esteja o amor, que é o vínculo da perfeição (v.14). O amor é a base de tudo, ou seja, da igreja, da família, da amizade, dos relacionamentos. Paulo vai dizer em I Co 13 que o amor é maior que todos os dons, seremos nada sem amor.

Onde existe amor, reina a paz. O amor neste texto, está acima das virtudes que mencionamos.

Transição: Concluindo ...
Irmãos (as), que possamos ser instrumentos nas mãos de Deus, Revestindo-nos como Eleitos de Deus, suportando e perdoando mutuamente, se preciso for carregando o fardo uns dos outros. Entretanto, acima de tudo o que fizermos aqui, seja em palavras, atos, vamos fazer em nome de Jesus e em amor.
Que Deus nos ajude nesta difícil Missão!
José Geraldo Magalhães Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template