sábado, 9 de janeiro de 2010

Entrevista com o Apóstolo


Entrevista com o Apóstolo Paulo
frei Carlos Mesters, Carmelita
O objetivo desta reflexão é abrir uma porta de entrada para a vida do apóstolo Paulo e, assim, oferecer uma chave de leitura para as cartas que ele escreveu. É uma porta em forma de entrevista que procura fornecer a ficha completa do apóstolo. Fazemos 41 perguntas a Paulo e procuramos as respostas nas cartas do próprio Paulo, nos Atos dos Apóstolos e nas informações que temos daqueles primeiros séculos.
As perguntas são dirigidas na segunda pessoa do singular ao próprio Paulo. Por exemplo: “Qual é o seu nome?” ou: “Onde você nasceu?”, etc. Mas as respostas serão dadas na terceira pessoa e não na primeira pessoa de “Eu, Paulo”, como se esperaria numa entrevista. É por dois motivos: 1. Não tive coragem. 2. Respondendo na primeira pessoa, fica mais difícil relativizar algumas conclusões ainda incertas da pesquisa histórica em torno da vida de Paulo, pois nem tudo é certo e claro. Há vários pontos obscuros que não passam de hipóteses.
Por exemplo, existe uma discussão entre os exegetas sobre a autenticidade de algumas cartas que a Bíblia atribui ao apóstolo Paulo. Elas não seriam de Paulo, mas de um discípulo de Paulo. Para a finalidade desta breve entrevista achamos não ser necessário discutir estas e outras questões difíceis. Tomamos as cartas da maneira como aparecem na Bíblia. A dúvida se uma determinada carta é ou não é de Paulo não diminui em nada o seu valor como palavra inspirada de Deus.
Aqui segue a entrevista com o Apóstolo Paulo:

1. Qual é o seu nome?
O primeiro nome é Shaúl ou Saulo (At 7,58), o que significa, “implorado”, “desejado”. Naquele tempo, além do primeiro nome em hebraico ou aramaico, era costume ter um segundo nome latinizado ou grego. O segundo nome era Paulo (At 13,9). É este o nome que ele prefere e usa em todas as suas cartas. Outros exemplos de nome duplo: João Marcos (At 12,12; 15,37), José Barsabas Justo (At 1,23), Simeão Niger (At 13,1), Tabita Dorcas (At 9,36).
2. Quando você nasceu?
Paulo deve ter nascido em torno do ano 5 da nossa era. Pois, quando escreveu a carta para o amigo Filemon, ele já se considerava “velho” (Fm 9). Velho, conforme os padrões daquele tempo, era a pessoa que tinha mais de 55 anos de idade। A carta para Filemon foi escrita quando Paulo estava na prisão (Fm 9), provavelmente na primeira prisão romana que durou dois anos, de 58 até 60. Deduzindo os 55 anos de 60, se obtém o ano 5. Como se vê, o cálculo da idade e da cronologia de Paulo depende de muitas conjeturas.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template