terça-feira, 13 de abril de 2010

Ato Solene Credo Social

Igreja Metodista é homenageada por deputados paulistas
Ato Solene comemora o centenário do Credo Social

Pela segunda vez, o valor do Credo Social da Igreja Metodista é reconhecido por políticos brasileiros em cerimônia pública. O centenário do Credo Social recebeu uma homenagem em Ato Solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 9 de abril, por iniciativa do deputado estadual Estevam Galvão, que freqüentou a Igreja Metodista de Suzano por vários anos.
Estiveram presentes lideranças da Igreja Metodista e da Rede Metodista de Educação, além do Coral Evangélico de São Paulo e do conjunto coral "Canto da Terra", da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista. (Na foto ao lado, no telão, bispo Adriel Maia com o Deputado Estevam Galvão).

O Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente da Quinta Região Eclesiástica, saudou os presentes em nome do Bispo João Carlos Lopes, presidente do Colégio Episcopal Metodista. O bispo Adonias lembrou que "há muitas forças destruidoras do ser humano na sociedade. Mas a Igreja Metodista, enquanto parte do Corpo de Cristo, preocupa-se com o ser humano de maneira integral e participa da ação de Deus no seu pr opósito de salvar o mundo".
O pastor Rui Josgrilberg (foto ao lado), reitor da Faculdade de Teologia, destacou as históricas e pioneiras ações sociais da Igreja Metodista, como a criação do ICP, o Instituto Central do Povo, em 1906, e o Projeto Meninos e Meninas de Rua, de 1983. "Cremos que a salvação não é apenas individual, mas social", destacou. O Rev. Josgrilberg também ressaltou a atuação do deputado e pastor metodista Guaracy Silveira, primeiro parlamentar evangélico brasileiro, um atuante defensor das causas sociais; eleito para Assembleia Nacional Constituinte em 1933, na legenda do Partido Socialista Brasileiro.
E agradeceu a iniciativa da homenagem não apenas pelo valor deste reconhecimento mas, também, como um incentivo para que a Igreja Metodista, no presente, tenha maior presença pública. "Temos que ser honestos. Hoje vivemos momentos de hesitação. Esta iniciativa serve para nós como um grande incentivo para retomarmos o vigor de nossa vocação social e profética". (Ao lado, em cima o Coral da Faculdade de Teologia e abaixo o Coral Evangélico de SP).


Nas fotos abaixo a Plenária com os/as pastores/as presentes no evento
 


 Do reconhecimento municipal ao estadual

No dia 10 de dezembro de 2009, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene para celebrar o centenário do "Credo Social Metodista", com a presença de lideranças da Igreja Metodista e da cidade de São Paulo.
A significativa data escolhida para a comemoração remete aos valores deste pioneiro documento editado pela Igreja Metodista, nos Estados Unidos. Quarenta anos antes da Declaração Internacional dos Direitos Humanos, o "Credo Social Metodista" já apresentava uma inédita e ousada declaração de compromisso com o direito e a justiça: "A Igreja Metodista compromete-se com direitos iguais e justiça completa para todos os seres humanos".

Texto: Suzel Tunes

Fotos: Alexander Libonatto e José Geraldo Magalhães Jr.

2 comentários:

Diego_Oliveira on terça-feira, abril 13, 2010 8:24:00 PM disse...

So comentando a enquete!

Eu acho esse assunto muito importante, afinal a maioria dos cristão não estão sabendo dos tramites que acontece no congresso e das leis contra a igreja evangélica que estão indo a votação, outras até já estão para serem sancionadas.

Não é questão de religião e Política! É questão de defender nossos direitos na sociedade!

José Geraldo Magalhães Júnior on quarta-feira, abril 14, 2010 11:04:00 AM disse...

Pois é Diego, esse é sempre um dilema: As Igrejas devem ou não apoiar seus candidatos? Algumas denominações optam em apoiar e, consequentemente, há uma representatividade maior no campo político. O que não pode acontecer é essas pessoas deixarem envaidecer pelas mordomias e esquecerem do compromisso com os valores cristãos e socidade.
Valeu!
Abraços!

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template