sexta-feira, 12 de março de 2010

Uso do véu em Corinto


Este estudo exegético foi baseado na perícope de I Coríntios 11.2-16. Muitas são as controvérsias que envolvem a interpretação deste texto; nosso trabalho não tem a pretensão de dissipá-las e nem de se considerar a palavra final sobre o assunto, mas levantar as possíveis questões de uma interpretação a partir do diálogo com diversos pesquisadores sobre o assunto.
Procuramos desenvolver os passos exegéticos para a pesquisa com base no roteiro Uwe Wegner concentrando-nos primeiramente na leitura bíblica comparada em diversas traduções e na tradução literal do grego. (Lembramos que se você não tem as fontes de grego instaladas em seu computador é bom baixá-las primeiro - Baixar BST grego Fonte// BST hebraico Fonte ).
A partir desta primeira aproximação algumas perguntas surgiram e estas nos orientaram inicialmente na pesquisa. Após um aprofundamento e observação da disposição e estrutura do texto, formulamos uma nova orientação partindo do contexto histórico destacando a funcionalidade do texto a partir de seu sitz in lebem (lugar vivencial).
Nossas observações do texto apontam para uma possível atitude do Apóstolo Paulo de preservação da integridade feminina mesmo que de forma restrita e limitada, porém ainda avançado para sua época e algumas pessoas de nosso tempo. No final do trabalho disponibilizamos um apêndice com as primeiras apresentações e da participação da turma na leitura dos textos selecionados.
Para ter acesso a exegese completa CLIQUE NA IMAGEM abaixo: Bom estudo a todos! Não esqueçam: preservem a fonte!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template