sábado, 23 de outubro de 2010

Mulheres na Bíblia

Antes do episódio em Nova York algumas mulheres precisam ser lembradas e, a Bíblia pode nos ajudar nisso. Sara foi uma delas, mãe de Isaque aos cem anos, teve um papel fundamental para se cumprir à promessa na vida de Abraão. Débora ocupou um lugar de destaque nas Escrituras. Foi uma profetisa. Também era mulher casada e juíza em Israel. Débora condenou, pelo menos, a negligência dos homens (Jz 4:4-10). Uma profetiza que julgava Israel. Seus dons proféticos lhe deram grande influência em um tempo de desespero e confusão (Jz 4.6, 14; 5.7), sendo uma verdadeira “mãe de Israel”. Através do seu glorioso cântico de triunfo (cap. 5), sendo uma das mais antigas e preciosas poesias hebraicas, Israel teve paz por quarenta anos (Jz 5.32).

Hadassa era uma mulher guerreira, valente, perdeu seus pais sendo muito jovem. Talvez esse nome não nos seja desconhecido. Foi criada por seu tio Mordecai e teve seu nome mudado para Ester ao ser consagrada Rainha. Ela não tinha medo das ameaças, tanto que arriscou a sua vida em favor do seu povo, os judeus. “Se perecer, pereci” dizia ela (Et 4.16). Através da oração e intercessão livrou os judeus da morte. Instituiu juntamente com Mordecai a festa do Purim entre os judeus, que significa festa da sorte até os dias de hoje.

Quando nos aproximamos do Novo Testamento, descobrimos a posição das mulheres piedosas, honradas e belas no mais alto grau. A virgem Maria "agraciada”, "bendita entre as mulheres”; sua prima Isabel, mãe de João Batista; Ana, idosa viúva de oitenta e quatro anos, dedicada ao serviço de Deus, são as mais belas personagens conectadas ao nascimento de Cristo.

Maria, a irmã de Lázaro, assentava-se aos pés do Senhor para ouvir a Sua palavra. Foi ela que O ungiu para o Seu sepultamento, uma ação que jamais perderá a sua fragrância: "onde quer que este Evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua” diz o texto de Mateus (26:13; Jo 12.1-8). Ela recebeu um elogio que não poderia ser mais elevado: "Esta fez o que podia” (Mc 14:8).

A Maria Madalena? Aquela que “dela saíra sete demônios” (Lc 8.2) e era rejeitada pela sociedade, foi acolhida por Jesus e, a ela foi concedida a alta honra de transmitir a maravilhosa mensagem da ressurreição de Cristo aos Seus discípulos: "Dize-lhes que eu subo para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”(Jo 20:17).

Pensem nas mulheres que serviam ao Senhor Jesus relatado no capítulo 8 de Lucas: “Joana, Suzana e muitas outras que prestavam assistência com seus bens” (Lc 8:3). Que honra!

As mulheres anônimas. Uma é chamada por Jesus de “Mulher” (Jo 4.21), para nós a “Mulher Samaritana”, que teve coragem e ousadia de pedir a Jesus a “água da vida” (Jo 4.15) e, largando seu cântaro junto ao poço, partiu em direção à cidade para anunciar aos outros sobre o Cristo e, “muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito” (Jo 4.28-29, 39).

Em outra ocasião a Bíblia chama de: “uma mulher da cidade, pecadora” (Lc 7.36). Mas teve a coragem de ir a casa do fariseu Simão, com um vaso de alabastro com ungüento e, “estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com ungüento” (Lc 7.38). Pela sua atitude audaciosa, recebeu de Jesus a Salvação pela sua fé.

E quando chegamos ao tempo quando Cristo já havia subido aos céus, e o Espírito Santo já havia sido enviado, somos lembrados das "mulheres gregas da classe nobre” de Beréia, “que examinavam as Escrituras todos os dias, ao receberem a palavra pregada por Paulo e Silas, para ver se as coisas, de fato, eram assim” (At 17. 10-12).

Também aquelas que o apóstolo Paulo elogiou, que trabalharam no Senhor (Rm 16). Ou Priscila, que sob a liderança de seu marido, teve o privilégio de instruir o eloqüente Apolo, declarando-lhe "mais pontualmente o caminho de Deus” (At 18:26). Que belo e honrado caminho foi esse trilhado pelas mulheres cristãs!
Pr. José Geraldo Magalhães Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template