quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Professor

Hoje quem aplica avaliação sou eu!
“Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida” (Pv. 6.23)
Se não fosse por você... professor/a que dorme tarde, pois ao dar a última aula da noite, ainda realiza leituras e prepara a aula da manhã seguinte....
Se não fosse por você... que dedicou anos de estudo para realizar a difícil tarefa de ensinar as mentes jovens, receber elogios, críticas e ainda assim não desistir da profissão de formar, não pessoas, mas contribuir na formação de uma espécie... o mundo já teria virado um caos.
Ser professor... é ter a certeza de que tudo terá valido a pena, quando o aluno se sente feliz pelo que você lhe ensinou...
Ser professor... é mergulhar no mundo do saber e consumir horas e horas, abrindo mão de outros compromissos, para se dedicar na arte de ensinar... pensando em cada detalhe da aula do dia seguinte, mesmo que seja uma aula que você já lecionou, essa aula será única e original. Os alunos terão reações diferentes e, o seu preparo e dedicação novamente os surpreenderão!
O Imperador D. Pedro II disse: "Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”. Obrigado por estarem me preparando...
Quantas vezes você saiu de casa para dar aula exausto/a? Porém, ao entrar na sala de aula, como se fosse uma magia, o prazer de transmitir conhecimento supera o cansaço numa aventura de ensinar e aprender e, no término da aula, a sensação de dever cumprido!
Ser professor... é cultivar uma planta que merece cuidado, atenção, dedicação e, lá na frente ver essa planta desabrochar numa bela flor exalando seu perfume... é importar-se com o outro numa dimensão cultivadora de educandos/as.
Ser professor apontar caminhos e permitir que o aluno caminhe com seus próprios pés.
Só me resta agradecer pela contribuição em minha formação. Obrigado pela dedicação, zelo e amor que prestam na arte de educar. Aminha nota é dez para os/as professores/as da Faculdade de Teologia!
“A primeira fase do saber, é amar os nossos professores.” Autor: (Erasmo de Rotterdam)
José Geraldo Magalhães Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! Comente aqui!

 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template