quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Globalização X Seculariração

GLOBALIZAÇÃO VERSUS SECULARIZAÇÃO
Olá pessoal!
Estive pensando sobre o tema do século XXI que é a Globalização e debruçado em um estudo que realizei na faculdade de teologia, resolvi escrever algo a respeito. No entanto, para entender esse processo, é preciso destacar que estamos em uma sociedade teocêntrica. A Inquisição não é gratuita, mas indica a perda de poder da igreja. Por outro lado, na Idade Média se tem o poder denominador da igreja, já na Idade Moderna a queda do poder vem aos poucos. A Reforma é mais significativa em termos de poder simbólico, ou seja, a igreja vai perdendo a capacidade de regularizar a cosmovisão de mundo. Em outras palavras a Igreja não perde o poder apenas com a Reforma.

Quanto ao conceito de secularização, formou-se uma idéia imediata de liquidação do poder. Originalmente significava “passagem de determinados instituições do poder espiritual para o poder profano”. A secularização é atravessada pela afirmação da racionalidade que a expulsa da esfera pública, os elementos religiosos que lhe serviam de fundamento. Trata-se do que já aconteceu e, não apenas do que vai acontecer com a religião do Ocidente.
Para se viver em uma sociedade teocêntrica, é preciso negar a modernidade. Logo, a sociedade deixa de ser teocêntrica e passando a dividir com a mídia e outros meios a cultura religiosa.

Secularização implica em:
Declínio da Religião. A discussão de que a igreja está morta, é a negação da religião e de Deus. No entanto, não se pode dizer que secularização é a morte da religião, mas perda do poder religioso como sendo influenciadora na vida do sujeito, ou seja, perda do sentido do sujeito religioso.

Hoje as grandes religiões se globalizaram, banalizando as diferenças importantes entre elas. Os “consumidores” dessas mensagens religiosas, por meio dos veículos de comunicação de massa percebem cada vez menos os limites diferenciadores entre as denominações.
As grandes religiões se esforçam em um diálogo inter-denominacional em vários encontros ecumênicos e organizações, por exemplo, Koinonia, CESEP, CONIC entre outras, mas sobre tudo na Internet. Portanto, a globalização é a grande facilitadora que favorece um efeito da secularização nas instituições que se definem: Históricas e defensoras de certo “nome” e capital, em assegurar seus sistemas de crenças.
Até breve!
Continue Reading...
 

Reflexões pastorais Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template